PREFEITO DIZ QUE HAVIA "CAIXINHA" PARA O EX-MINISTRO

Segundo as informações, cinco prefeituras do sul do Estado de Minas Gerais receberam, no final do ano passado, uma oferta de verbas federais para seus municípios, com a condição de pagarem comissão de 18,33% à empresa Cifra, de Belo Horizonte. De acordo com o prefeito de Alpinópolis, Alberto Gonçalves Freire (PFL), o autor da proposta, cujo nome não se recorda, afirmou que a comissão se destinava à campanha eleitoral do então ministro do Planejamento, Aníbal Teixeira, para a prefeitura de Belo Horizonte.

CANAVIEIROS FAZEM PROTESTO EM PERNAMBUCO

Cerca de 6 mil canavieiros, reunidos pela FETAPE (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco) saíram ontem às ruas do Município de Carpina e Ribeirão, na zona da mata pernambucana, reivindicando aumento salarial de 70% (JB).

MEC LIBERA VERBA PARA ESCOLA TÉCNICA

A Secretaria Geral do Ministério da Educação assinou convênio, no último dia 17, com o Centro Federal de Educacação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, ex-Escola Técnica, no valor de Cz$400 milhões. O dinheiro será empregado na recuperação do prédio do Centro, no Rio de Janeiro (capital), parcialmente destruído pelas chuvas do mês de fevereiro último (JB).

GOVERNO NEGOCIA DÉFICIT DE 4,5%

O governo está preparado para negociar com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no âmbito do acordo "stand-by" um déficit público este ano entre 4% e 4,5% do PIB, ou Cz$1,8 trilhão a Cz$2,1 trilhões, pois considera que esse número é consistente com um PIB positivo, provavelmente em torno dos 2,9% registrados no ano passado.

BRASIL DISCUTE EM CARACAS DÍVIDA EXTERNA

O empréstimo-ponte de até US$5,8 bilhões, sem o qual o Brasil não poderá pagar os juros da dívida vencendo em abril, maio e junho, e a troca de parte do "dinheiro novo" do "pacote" de médio prazo por bônus são dois dos principais assuntos pendentes das negociaçõs da dívida que o ministro Maílson da Nóbrega começou a discutir em Caracas, ontem, à margem da 29a. assembléia de governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Repetiu o ministro que o Brasil não poderá pagar mais os juros sem a ajuda dos credores (O ESP).

AUTOLATINA FARÁ CONVERSÃO DA DÍVIDA EM CAPITAL DE RISCO

A Autolatina ("holding" Ford/Volkswagen) está em negociações finais para realizar a maior operação de conversão da dívida externa em capital de risco já feita no Brasil: US$200 milhões. Os créditos estão sendo adquiridos junto ao Chase Manhattan Bank-- o segundo maior credor do país-- e a operação será feita pela circular número 1.125, do Banco Central, que, em vigor até 20 de julho de 1987, permitia a conversão dos créditos dos bancos credores pelo valor de face, ou seja, sem a exigência do deságio, como determina a legislação atual (O Globo).

MINISTRO DO EXÉRCITO PREFERE PRESIDENCIALISMO

Em conversa, ontem, com o líder do PFL na Câmara, José Lourenço (BA), o ministro do Exército, general Leônidas Pires Gonçalves, reafirmou sua preferência pelo sistema presidencialista de governo, mas admitiu que, na eventualidade de a Assembléia Nacional Constituinte aprovar o parlamentarismo, a mudança deve ser submetida a plebiscito (JC).

BC APURA IRREGULARIDADES COMETIDAS POR DIRETOR

O novo diretor da área externa do Banco Central, Armin Lore, que deve zelar pelas reservas cambiais do país, está envolvido num caso de desvio de divisas de US$14 milhões 535 mil, constata um relatório do próprio BC. Em 1984, a empresa farol não internou esse valor, recebido pela agência de Nova Iorque do Unibanco. Lore, à época diretor-executivo do banco, defende-se afirmando que os inquéritos não foram encerrados e qualquer conclusão sobre pessoas implicadas é prematura (JB).

FND LIBEROU CZ$140,7 BILHÕES PARA AS ESTATAIS

O Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND) liberou Cz$140,7 bilhões para investimentos e saneamento de empresas estatais, até o dia 16 de março. O total de ingresso de recursos no FND até a mesma data foi de Cz$164,9 bilhões e a diferença de Cz$24,2 bilhões representa o saldo da conta do fundo no Banco Central (O ESP).

PREFEITO TEME CONFLITO ARMADO

Os fazendeiros de Novo Cruzeiro, localizada a 600 km de Belo Horizonte (MG), no Vale do Jequitinhonha, estão formando grupos armados para defender seis propriedades ameaçadas de ocupação pelos sem-terra que estão acampados na Fazenda Aruega, naquele município, desde o dia 12 de fevereiro, segundo informou o prefeito Paulo Afonso Nogueira Viana (PDS). O coordenador da CPT (Comissão Pastoral da Terra) em Minas Gerais, padre Jerônimo Nunes, disse que "é mentira" a ameaça de ocupação e que os sem-terra querem apenas a desapropriação da fazenda ocupada.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS