ARIANESPACE LANÇARÁ SATÉLITE DE COMUNICAÇÃO

O consórcio europeu Arianespace será o responsável pelo lançamento dos dois outros satélites que o Brasil vai colocar em órbita até o final de 1992. A empresa venceu a licitação internacional cobrando US$114,7 milhões, a serem pagos pela EMBRATEL mediante recurso a financiamento externo. A Arianespace foi o responsável pelo lançamento dos dois satélites brasileiros de comunicações, o Brasilsat I e II (O Globo).

FUNAI E PF RECOMEÇAM RETIRADA DE GARIMPEIROS

A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e a Polícia Federal reiniciaram ontem, em Roraima, a operação de retirada de cerca de mil garimpeiros que continuam em busca de ouro na região de Surucucu, nas terras de oito mil índios Yanomani. "Por enquanto estamos fazendo um reconhecimento, porque o importante é tirar os garimpeiros e impedir que voltem, para só depois dinamitar mais algumas pistas clandestinas onde for necessário", explicou o presidente da FUNAI, Airton Alcântara Gomes (GM).

IBAMA APLICOU CR$39 MILHÕES EM MULTAS NA AMAZÔNIA

Desde o início da "Operação Amazônia", para controle das queimadas e do desmatamento na floresta, em cinco de junho de 1989, o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) aplicou 593 autos de infração e lavrou 13 termos de apreensão, que resultaram em um total de mais de Cr$39 milhões em multas aplicadas. Durante o trabalho de fiscalização no ano passado, o IBAMA aplicou Cr$233 milhões em multas, mas o total arrecadado para o órgão equivaleu a apenas 2,1%, em razão do restante das ações estar dependendo de apreciação judicial (GM).

DEDINI DEMITE 477 METALÚRGICOS

A Metalúrgica Dedini, de Piracicaba (SP), demitiu de janeiro a agosto 477 funcionários, contra 355 dispensas realizadas em todo o ano passado. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba. A Dedini é a principal empregadora da cidade e possui um quadro de dois mil funcionários (GM).

MILITARES DISPUTAM ELEIÇÃO DE OUTUBRO

Pelo menos 15 militares da ativa e da reserva estarão disputando os votos dos eleitores de todo o país, no próximo dia três de outubro. Destes, nove são apoiados pelo Associação de Militares da Reserva (Asmir) como, por exemplo, o capitão Jair Bolsonaro, candidato a uma vaga na Câmara Federal pelo Rio de Janeiro. A lista dos militares candidatos inclui também o ex-governador do Distrito Federal, José Ornellas, e o ex- secretário de Segurança da capital federal, João Brochado (GM).

GOVERNO ESTRUTURA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE

O governo federal começou a estruturar, ontem, a sua proposta de desenvolvimento para a região nordeste. A partir de recursos orçamentários e de alternativas de investimentos, como os pólos de desenvolvimento turístico baseados em projetos de conversão de dívida, deverá ser montado um programa de desenvolvimento integrado, envolvendo todas as áreas do governo. O presidente Fernando Collor convocou uma reunião ministerial para o próximo dia 13, com o objetivo de definir os recursos destinados ao programa de desenvolvimento do nordeste.

CEF PROMETE CRÉDITO DIRETO PARA IMÓVEIS

O presidente da CEF (Caixa Econômica Federal), Lafaiete Coutinho, informou ontem, em São Paulo, que a instituição está estudando a liberação de financiamento direto para os candidatos à compra da casa própria. Ele disse que pretende colocar essa nova linha de financiamento em prática até o final do ano, facilitando o acesso a imóveis de médio e alto padrão, novos ou usados. "Daremos prioridade aos clientes da nossa caderneta de poupança", disse Coutinho (GM).

COTAÇÃO DO DÓLAR NORTE-AMERICANO

Os bancos negociavam ontem o dólar norte-americano para importação e exportação entre Cr$71,30 e Cr$71,35. No mercado paralelo, o dólar teve o preço de Cr$83,50 para compra e Cr$84,50 para venda em São Paulo. No Rio de Janeiro a Cr$82,50 e Cr$84,00. O dólar-turismo foi negociado a Cr$79,00 para compra e Cr$83,00 para venda em São Paulo, e Cr$80,00 e Cr$84,50 no Rio de Janeiro (GM).

OS GASTOS DE COLLOR COM PROPAGANDA

Segundo pesquisa realizada pela Leda-Nielsen Serviços de Mídia, entre março e junho últimos, os gastos com veiculação de publicidade da Presidência da República somados aos dos ministérios tiveram uma queda de 27,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Porém, consideradas exclusivamente as mensagens institucionais veiculadas pelo Planalto, o mesmo levantamento indica que as despesas foram 28,5% superiores às do período anterior.

CEF REALIZOU TRÊS CONTRATOS DE PUBLICIDADE SEM LICITAÇÃO

A CEF (Caixa Econômica Federal) entregou três contratos de publicidade a agências escolhidas sem licitação desde o início do governo Collor. Dois deles foram dados a agências que fizeram a campanha de Fernando Collor à Presidência da República: a Setembro e a Giovanni e Associados. A terceira campanha foi entregue à Propeg, que está fazendo a campanha de Antônio Carlos Magalhães ao governo baiano. Antônio Carlos apoiou Collor na campanha presidencial.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS