GOVERNO ESTRUTURA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE

O governo federal começou a estruturar, ontem, a sua proposta de desenvolvimento para a região nordeste. A partir de recursos orçamentários e de alternativas de investimentos, como os pólos de desenvolvimento turístico baseados em projetos de conversão de dívida, deverá ser montado um programa de desenvolvimento integrado, envolvendo todas as áreas do governo. O presidente Fernando Collor convocou uma reunião ministerial para o próximo dia 13, com o objetivo de definir os recursos destinados ao programa de desenvolvimento do nordeste. O secretário de Ciência e Tecnologia, José Goldemberg, informou que seu setor deverá investir entre US$2 milhões a US$3 milhões em duas áreas estratégicas: meteorologia e recursos hídricos. A proposta de desenvolvimento do norteste prevê o incremento dos projetos de irrigação e de agroindústrias, a maximização do aproveitamento dos recursos hídricos e o acampanhamento sistemático do clima e das precipitações pluviométricas na região. A atuação da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) também será revista (GM).