NÍVEL DE EMPREGO EM SÃO PAULO REGISTRA REDUÇÃO

De acordo com pesquisa do DIEESE/SEADE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos/Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), durante o mês de fevereiro foram demitidos 111 mil trabalhadores na Grande São Paulo, contra as 28 mil dispensas do mês de janeiro. Em fevereiro, o setor de serviços demitiu 45 mil trabalhadores, seguido pelo comércio (23 mil dispensas), indústria (oito mil) e outros setores (menos 35 mil empregados).

MINISTÉRIO DO TRABALHO CASSARÁ LICENÇA DE LOCADORA

O ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto, informou que o Ministério deverá cassar a licença de funcionamento da locadora de mão-de-obra Ensegel, de Vitória (ES), por exigir, de acordo com denúncia da revista Veja, "comprovante de esterilidade" das candidatas a uma vaga de encarregada de serviços gerais (JB).

DIRETORA PREVÊ EXTINÇÃO DAS CONTAMINAÇÕES POR TRANSFUSÕES

A diretora da Divisão de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Lair Guerra de Macedo, informou ontem em Curitiba (PR) que, até junho do ano que vem, a AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) e outras enfermidades contraídas através de transfusões de sangue contaminado "estarão definitivamente extintas". Segundo ela, o governo, por intermédio de uma rede nacional de hemocentros, conseguirá garantir a boa qualidade do produto (O Globo).

OMS ACREDITA QUE ATÉ O ANO 2000 A AIDS ESTARÁ CONTROLADA

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), Halfdan Mahler disse ontem em Paris (França) que acredita que até o ano 2000 a AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) estará controlada. "A AIDS não é uma doença que deve tiranizar", disse ele, acrescentando que "dentro de 10 ou 12 anos estará dominada por uma vacina, pela informação ou por outros meios" (FSP).

PECTEN ASSINA CONTRATO PARA PRODUZIR GÁS

A Pecten, subsidiária da Shell norte-americana, assinou ontem o primeiro contrato para o desenvolvimento da produção do campo de gás de Merluza, na Bacia de Santos (SP), onde opera através de contrato de risco. A FEM (Fábrica de Estruturas Metálicas), uma subsidiária da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), fabricará a jaqueda (parte submersa da plataforma). O valor do contrato não foi revelado devido ao prosseguimento das demais concorrências para o projeto, orçado em US$200 milhões (JB) (O Globo).

BELGO-MINEIRA TRANSFERE AÇÕES DA BEMAF

A Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira vai transferir para a N.V. Bekaert, da Bélgica, 40% das ações ordinárias do capital social da BEMAF (Belgo-Mineira Arames Finos S/A), de Sumaré (SP). A transferência, segundo a Belgo-Mineira, que detém 99,5% das ações, se dará através de um aumento de capital, de US$8 milhões para US$20 milhões, a ser integralizado totalmente pela Bekaert (JB).

AGRILCULTORES PROTESTAM NO RIO GRANDE DO SUL

Com o bloqueio de agências bancárias, estradas e ruas de suas cidades, mais de 50 mil pequenos produtores rurais do Rio Grande do Sul realizaram ontem, em todo o estado, o "Dia do Alerta". Eles exigem o fim da correção monetária, definição dos juros agrícolas, prorrogação em 24 meses com 12 meses de carência de todas as dívidas assumidas junto a bancos e a liberação de recursos para as famílias atingidas pela seca (JB).

BRASIL RETOMA NEGOCIAÇÕES COM CREDORES PRIVADOS

O diretor da Dívida Externa do Banco Central, Antônio de Pádua Seixas, e o coordenador de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Sérgio Amaral, retomam hoje, em Nova Iorque (EUA), as negociações com o comitê interino dos bancos credores privados da dívida externa brasileira (FSP).

BRASIL TEM ASSEGURADO RECURSOS NO VALOR DE US$4,8 BILHÕES

O Brasil praticamente já tem assegurada a entrada de recursos no valor de US$4,8 bilhões, até o final do ano, através do processo de conversão de dívida em capital de risco e da captação de "dinheiro novo" via fundos de investimentos estrangeiros, como o Fundo Brasil. Este montante foi obtido após levantamento realizado junto ao Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), bancos credores e empresas que estão em negociações adiantadas para receber investimentos por meio da conversão (O Globo).

EMENDA DO PT PROPÕE ANISTIA PARA MILITARES

Emenda do deputado João Paulo (PT/MG), a ser votada junto com as disposições transitórias da futura Constituição, reabrirá a questão da anistia aos militares. A emenda, articulada pelo PT e Federação das Associações de Defesa da Anistia, concede anistia a todos os punidos "por qualquer diploma legal" até a data da promulgação da futura Constituição (JB).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS