OPOSIÇÃO DEFINE ESTRATÉGIA CONTRA A MP 211

Os líderes dos partidos de oposição decidiram ontem a estratégia e a posição que assumirão na votação da medida provisória 211 (reposição das perdas salariais). Eles pretendem aprovar o projeto de conversão que estabelece a indexação salarial (reposição das perdas quando a inflação atingir 15% ou mais), a incorporação do abono de Cr$3 mil aos salários e a supressão do dispositivo que permite ao empregador, em caso de "força maior", arguir na Justiça a inviabilidade da reposição das perdas salariais. O PT (Partido dos Trabalhadores) ingressou ontem com ação direta de inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) contra dispositivos da MP 211. O PT entende que a instituição do "salário efetivo" pela MP 211 representa uma redução salarial. "Quanto mais alta a taxa de inflação, maior a diferença entre o reajuste da MP 211 e o que seria necessário para recompor o poder de compra real dos salários", diz a representação do PT (FSP).