Nos últimos três anos, aumentou em 23,8% o consumo de drogas por estudantes de 1o. e 2o. graus, que preferem cola de sapateiro, lança- perfume e "cheirinho da loló", segundo pesquisa com 47 mil jovens de 10 a 17 anos em 17 cidades do país. No Rio de Janeiro, o crescimento foi de 14,4%-- abaixo da média nacional--, mas os jovens cariocas são os que mais usam cocaína. A tendência é mundial e os pesquisadores da Escola Paulista de Medicina consideram que o crescimento preocupa mas não é alarmante. A maioria dos jovens não apela para traficantes e obtém as drogas em casa ou farmácias. Entre os meninos de rua de São Paulo e Porto Alegre (RS) o uso de drogas diminuiu, "mas a situação ainda é assustadora", conclui a pesquisa. Brasília registrou queda de 8,7% no consumo de tóxicos, enquanto Belém (PA) registrou crescimento de 60%, seguida por Belo Horizonte (MG), com 34,2% (JB).