GOVERNO PROÍBE NOVOS CONSÓRCIOS DE IMÓVEIS

O governo proibiu ontem a venda de novas cotas e a abertura de novos grupos de consórcio de imóveis residenciais. A proibição, em caráter temporário, está contida na portaria no. 496, assinada pela ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello. A decisão atinge diretamente 68 empresas autorizadas pela Receita Federal a trabalhar com consórcio de imóveis e os próprios consorciados. Os grupos que ainda não tiveram a primeira assembléia estão automaticamente extintos. A quantia paga a título de taxa de adesão terá que ser devolvida com correção monetária e juros do "overnight", pois o dinheiro ficou aplicado no Banco Central. Não houve explicação para a medida (FSP) (O Globo).