GOVERNO REABRE NEGOCIAÇÕES COM ELETRICITÁRIOS

O ministro da Justiça, Bernardo Cabral, disse ontem, em Brasília, que o governo decidiu reabrir a negociação com o comando de greve dos eletricitários, que estão parados há 23 dias por melhores salários. A decisão foi tomada depois que representantes dos grevistas e o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Jair Meneghelli, pediram a Cabral que a Polícia Federal realizasse "apuração mais rigorosa" dos blecautes ocorridos nas regiões de Brasília e Salvador (BA). As negociações entre o governo e os eletricitários haviam sido suspensas no último dia 20 pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, Antônio Rogério Magri, depois do blecaute ocorrido em Brasília. Ontem, Meneghelli esteve duas vezes com Cabral e pediu que as negociações fossem retomadas com o argumento de que não havia sentido em acusar os eletricitários pelos blecautes sem provas. Os eletricitários vão continuar ocupando usinas e sub-estações de energia elétrica quando considerarem necessário. Segundo Luiz Gonzaga Ulhoa Tenório, diretor da Federação Nacional dos Eletricitários, as ocupações têm o objetivo de evitar que sejam executados serviços nas estações por empreiteiras inexperientes contratadas pelas empresas do setor elétrico (FSP).