PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA CAI 14,8% NO PAÍS

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou ontem que a o desempenho da indústria brasileira em junho teve uma queda de 14,8%, em comparação com igual mês de 1989. Três estados-- São Paulo (- 19,2%), Rio de Janeiro (-15,7%) e Rio Grande do Sul (-22,3%)-- apresentaram quedas superiores à da produção nacional. Santa Catarina, com -14,2%, e Pernambuco, com -14,1%, também tiveram fortes quedas na produção industrial em junho. Somente a Bahia teve crescimento positivo, 4,5%, mas inferior ao verificado em maio, que foi de 5,3%. No balanço do semestre, São Paulo teve uma redução de 9,4%, enquanto o Rio de Janeiro teve desempenho um pouco melhor, com queda de 7,3%. Em Minas Gerais a queda foi de 6,1%. Santa Catarina, que teve uma redução de 3%, apresentou o melhor desempenho regional do país no semestre, seguido pelo Paraná (-3,2%). As maiores quedas no semestre ficaram com Pernambuco (-11,3%) e Rio Grande do Sul (-11,4%) (FSP).