O Itamaraty está tentando convencer o governo do Iraque a concordar com a suspensão dos contratos firmados entre empresas brasileiras e iraquianas, para permitir a saída de todos os brasileiros daquele país. O governo do Iraque se tem negado a dar vistos aos funcionários das empresas com contratos ainda em vigor. O argumento do governo brasileiro junto às autoridades iraquianas é o de que as empresas envolvidas em obras no Iraque não podem fazer transferências de recursos para lá, por força da Resolução 661 do Conselho de Segurança da ONU. A Embaixada do Iraque em Brasília alega, no entanto, que as obras não podem parar e pediu às empresas brasileiras que cumpram suas obrigações civis naquele país (JC).