CUT DECIDE SE PARTICIPA DE PLANO DE ALFABETIZAÇÃO

Quarenta sindicalistas da CUT (Central Única dos Trabalhadores) que participam da 1a. Conferência Nacional dos Trabalhadores sobre Escola Pública e Analfabetismo decidem hoje, em Belo Horizonte (MG), se a entidade participará ou não do Plano Nacional de Alfabetização de Adultos do governo federal. O convite foi feito pelo ministro da Educação, Carlos Chiarelli, que encaminhou à Central um esboço das metas do governo. O Plano pretende alfabetizar até o final do governo Collor 17,15 milhões de analfabetos, isto é, 70% do total que se estima existir no país. Segundo a diretora do Departamento Nacional de Trabalhadores na Educação da CUT, Rosever Pavan, a conferência deverá aprovar a participação, mas reivindicará o envolvimento da sociedade na sua elaboração e gestão, não apenas na execução (JB).