DUAS LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA FORAM DESLIGADAS NO DF

Duas das três linhas de transmissão de energia elétrica que abastecem Brasília foram desligadas ontem de madrugada. Brasília ficou praticamente sem luz durante quase 11 horas. Ao longo desse tempo, a capital do país recebeu apenas 30% de energia que normalmente consome. Também foram atingidos 207 dos 211 municípios de Goiás. O blecaute ocorreu no 21o. dia da greve nacional dos 55 mil eletricitários por melhores salários. As linhas de transmissão foram atingidas em três locais, algumas desaparafusadas e outras serradas. O governo responsabilizou os grevistas pelo blecaute e determinou que a Polícia Federal investigue o caso. Desde que foi iniciada a greve, cortes de energia têm ocorrido nos Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, e um episódio mais grave foi registrado na Bahia. O ministro do Trabalho e Previdência Social, Antônio Rogério Magri, disse que Isso é terrorismo próprio do Sendero Luminoso". "A diferença é que o Sendero fazia isso com dinamite e aqui se faz com especialista". O comando de greve dos eletricitários informou que o movimento continuará até que o governo reabra as negociações com a categoria. Os eletricitários reivindicam reposição salarial de 256%. O presidente do Sindicato dos Eletricitários do Distrito Federal, Antônio Amaral, disse que a categoria não tem qualquer responsabilidade no blecaute. Segundo ele, o incidente foi provocado "por pessoas interessadas em colocar a sociedade contra o movimento reivindicatório dos eletricitários" (JB) (FSP) (GM).