Duas das três linhas de transmissão de energia elétrica que abastecem Brasília foram desligadas ontem de madrugada. Brasília ficou praticamente sem luz durante quase 11 horas. Ao longo desse tempo, a capital do país recebeu apenas 30% de energia que normalmente consome. Também foram atingidos 207 dos 211 municípios de Goiás. O blecaute ocorreu no 21o. dia da greve nacional dos 55 mil eletricitários por melhores salários. As linhas de transmissão foram atingidas em três locais, algumas desaparafusadas e outras serradas. O governo responsabilizou os grevistas pelo blecaute e determinou que a Polícia Federal investigue o caso. Desde que foi iniciada a greve, cortes de energia têm ocorrido nos Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, e um episódio mais grave foi registrado na Bahia. O ministro do Trabalho e Previdência Social, Antônio Rogério Magri, disse que Isso é terrorismo próprio do Sendero Luminoso". "A diferença é que o Sendero fazia isso com dinamite e aqui se faz com especialista". O comando de greve dos eletricitários informou que o movimento continuará até que o governo reabra as negociações com a categoria. Os eletricitários reivindicam reposição salarial de 256%. O presidente do Sindicato dos Eletricitários do Distrito Federal, Antônio Amaral, disse que a categoria não tem qualquer responsabilidade no blecaute. Segundo ele, o incidente foi provocado "por pessoas interessadas em colocar a sociedade contra o movimento reivindicatório dos eletricitários" (JB) (FSP) (GM).