O presidente Fernando Collor assinou decreto ontem permitindo o funcionamento do comércio varejista aos domingos, dependendo de acordo entre patrões e empregados ou convenção coletiva de trabalho, além de autorização da prefeitura local. A medida, pleiteada por associações nacionais de "shoppings centers" e lojistas, foi proposta pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, Antônio Rogério Magri. O Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro só aceita a liberação por meio de acordo coletivo que determine a contratação de novos empregados, pois é contra a ampliação do horário de trabalho. Os lojistas cariocas saudaram o decreto, prevendo aumento de vendas, mas em São Paulo teme-se que elas apenas se diluam, num quadro de queda de consumo (JB) (FSP).