IRAQUE EXIGE RETIRADA DOS EUA PARA LIBERTAR OCIDENTAIS

O presidente do Iraque, Saddam Hussein, exigiu a retirada de tropas norte- americanas da região e o fim do bloqueio iniciado após a ocupação do Kuwait para libertar milhares de estrangeiros, sobretudo ocidentais, que se encontram no país, no primeiro e claro pedido de resgate pelos reféns. Em Brasília, o presidente Fernando Collor falou com o responsável pela embaixada do Brasil em Bagdá, certificando-se dos preparativos para a partida de 98 brasileiros-- em sua maior parte mulheres e crianças-- que conseguiram visto para deixar o Iraque. O grupo vai para Amã, na Jordânia, de onde seguirá para capitais européias que têm vôos diretos para o Brasil. Na ONU (Organização das Nações Unidas), os 15 países integrantes do Conselho de Segurança reuniram-se para analisar a possibilidade de uma ação militar conjunta no Golfo Pérsico, não chegando, porém, a nenhuma decisão. Hoje, o Conselho deve voltar a se reunir (JB).