O consumo de drogas entre estudantes de 1o. e 2o. graus do Brasil está crescendo. Uma pesquisa concluída pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid) do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina detectou um aumento de 23% no consumo de drogas nesse meio entre os anos de 1987 e 1989. A pesquisa foi feita entre 30.758 estudantes da rede pública de 10 capitais. Ela revela que, em 1987, 21 estudantes de cada 100 já haviam consumido drogas. Em dois anos, esse número subiu para 26. Da mesma forma, o consumo frequente de drogas-- seis ou mais vezes no mês-- subiu de 2,7% para 3,5%. Esses aumentos são considerados preocupantes pelos autores da pesquisa. Segundo a socióloga Beatriz Carlini Cotrin, é necessário pensar já em estratégias preventivas (O ESP).