GOVERNO PROMETE AUMENTAR TARIFAS ABAIXO DA INFLAÇÃO

O descongelamento das tarifas e preços públicos, iniciado neste mês, tem um limite, segundo o secretário-executivo do Ministério da Economia, Eduardo Teixeira. "O governo não vai recuperar as tarifas aos níveis praticados em 16 de março", afirmou. Isso significa que o Ministério fará reajustes inferiores à inflação acumulada desde a decretação do Plano Collor, ou seja, bem menores que os aumentos de até 100% reivindicados pelas empresas estatais (índice, neste caso, solicitado pela TELEBRÁS para as linhas telefônicas). Nos próximos dias, o governo deve reajustar as tarifas de energia elétrica e de telefone, congeladas desde 16 de março. Para os dois setores, o aumento previsto é de 10% aproximadamente (FSP).