ENTIDADES CONSTITUEM UM CONSÓRCIO

Treze entidades conservacionistas do país constituíram ontem, em Belo Horizonte (MG), um consórcio para viabilizar a conversão de parte da dívida externa brasileira em projetos dirigidos ao meio ambiente. A proposta é ambiciosa e prevê investimentos de aproximadamente US$250 milhões em cinco anos. O projeto de conversão da dívida externa em investimentos no meio ambiente conta com a simpatia do secretário nacional de Meio Ambiente, José Lutzenberger, e da presidente do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Tânia Munhoz. Pelo menos um banco norte-americano credor do Brasil, o American Express, já se comprometeu a doar US$5 milhões para investimentos em meio ambiente. Participam do consórcio a Fundação Biodiversitas, Funatura, Movimento Ondazul, SOS Mata Atlântica, Fundação Brasileira para Conservação da Natureza, Oikos, Associação Pró-Juréia, Sociedade de Preservação dos Recursos Naturais da Amazônia, Sociedade Brasileira de Espeleologia, Sociedade de Pesquisa da Vida Silvestre, Fundação Ecotrópica, Fundação Nacional de Ação Ecológica e Sociedade de Defesa do Pantanal (JB).