O orçamento de 1991 destina Cr$35 bilhões à alfabetização e ao ensino de 1o. Grau, anunciou o ministro da Educação, Carlos Chiarelli, na abertura da conferência internacional de educadores para debater o analfabetismo, ontem, no Rio de Janeiro. A verba, superior em Cr$3 bilhões ao orçamento total do próprio Ministério, virá do salário-educação e do Tesouro Nacional. O ministro lembrou que cinco milhões de crianças em idade escolar estão fora das salas de aula, contrariando a Constituição. Educadores acreditam que o analfabetismo no Brasil é causado por mau uso de verbas. O ministro disse que o governo não fará campanhas de alfabetização, mas sim estabelecerá "um programa permanente que será feito sobretudo na escola, com vistas a dar, através da alfabetização e de outros elementos sociais, um passo rumo à liberdade e à cidadania" (JB) (FSP).