A FESTA "TERRA E DEMOCRACIA"

O Rio de Janeiro terá em setembro um avant-premie`re da 2a. Conferência
32006 Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que a ONU
32006 (Organização das Nações Unidas) promoverá em junho de 1992. No dia 23 de
32006 setembro, as pistas do Aterro do Flamengo, zona sul da cidade, serão
32006 usadas para o que se pretende que seja o maior evento ecológico já
32006 promovido no Brasil: Terra e Democracia. A idéia é reunir 200 mil
32006 pessoas, numa área de três quilômetros quadrados do parque, para fazer
32006 uma grande feira de arte e cultura. A festa terá shows e debates
32006 realizados simultaneamente. Terra e Democracia "é um projeto conjunto de mais de 60 entidades da sociedade civil engajadas na democratização da terra, como o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A prefeitura do Rio aprovou a idéia, que terá total apoio da Riotur. Todos os educadores do Rio estão convidados a se engajarem na festa. Coordenados pelos núcleos de organização, os alunos das escolas que participarem do evento vão preparar, de hoje a 23 de setembro, uma série de trabalhos para serem apresentados no encontro". Terra e Democracia será, fundamentalmente, um evento positivo. "Não serão apresentados apenas problemas da terra ou do planeta Terra". "Quem passar o dia na festa vai sair do Aterro com idéias e opiniões sobre o assunto", diz o sociólogo Herbert de Souza, secretário-executivo do IBASE e um dos organizadores do evento. Ele conta que a idéia do evento surgiu com a constatação de que "somente quando a população urbana tomar consciência da questão da terra e da democracia, será possível pensar em mudar alguma coisa na sociedade" (JB).