O secretário de Administração Federal, João Santana, deu ontem por encerrada a primeira fase da reforma administrativa do governo. Segundo ele, em cinco meses, foram demitidos 200 mil servidores, o que significa a redução de 30% na folha de pagamento. Agora, o objetivo é adaptar a máquina administrativa às necessidades do Estado. Ele informou que a segunda etapa da reforma começará pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), que sofrerá um remanejamento de pessoal, transferindo grande parte dos servidores que estão lotados em Brasília e nas capitais dos estados, para as unidades do interior (O Globo).