FALTA DE VERBA IMPEDE A RETIRADA DE GARIMPEIROS

A Polícia Federal iniciou a segunda fase da operação "Selva Viva", de retirada dos garimpeiros das terras indígenas Yanomani, em Roraima. Na última semana, uma equipe de agentes federais percorreu diversas pistas de pouso clandestinas, em meio à selva, e intimou os garimpeiros a se retirarem no prazo de 48 horas. Nos mesmos locais, os equipamentos de garimpo que estavam funcionando foram metralhados. Agora, a ação policial está paralisada: acabou a verba federal e os agentes deslocados para Roraima estão parados desde o último dia 10. O prazo dado aos garimpeiros não foi cobrado (FSP).