SEM-TERRA FECHAM ESTRADA NO MATO GROSSO

Cerca de 800 sem-terra ocuparam ontem a ponte sobre o rio das Mortes, na BR-158, no centro de Nova Xavantina (MT). A ocupação começou às 4 horas e congestinou o trânsito em quatro quilômetros. O prefeito do município, Osvaldo Toyama (PL), decretou estado de emergência às 16 horas. O coordenador da Defesa Civil, Domingos Iglesias, disse que o Exército poderá mandar tropas para o local. A cidade tem 17 policiais militares e 20 civis. Os manifestantes haviam sido despejados no dia 23 de julho de Piau. Ocupavam a área desde 1974 e perderam na Justiça o direito de posse. Saíram pacificamente e acamparam às margens do rio. O governo estadual propõe assentá-los no norte do estado. O governador Edson Freitas disse que pediu a Collor que o INCRA devolva uma área do estado de 500 mil hectares (FSP).