YANOMANIS CRITICAM A FUNAI

O secretário do Meio Ambiente, José Lutzenberger, recebeu ontem telex de seis chefes de reservas indígenas Yanomanis de Roraima, com denúncias sobre as más condições a que os índios estão sendo submetidos depois da reativação dos garimpos na região, a partir de junho último. O telex foi enviado ao secretário pelo bispo de Roraima, dom Aldo Mongiano. Os líderes Yanomanis, no início da mensagem, criticam a atuação dos funcionários da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), também Yanomani, João Davi, Marcelo e Peri que atuam nas reservas localizadas na região do Paapiu. Segundo as lideranças, "eles são crianças, não sabem falar, são estúpidos e não têm responsabilidade". O secretário ainda não se pronunciou sobre a mensagem recebida (GM).