O secretário nacional de Transportes, José Henrique Amorin de Figueiredo, anunciou ontem, ao tomar posse no Ministério da Infra-estrutura, a proposta de criação de um imposto sobre gasolina, álcool e óleo diesel. A arrecadação com a nova tributação deverá ser usada na manutenção e recuperação de estradas federais. O secretário nacional de Transportes disse ainda que a Linha Vermelha (rodovia destinada a descongestionar a Avenida Brasil, no Rio de Janeiro) é prioridade no programa de privatização do setor rodoviário, juntamente com a Via Dutra. Ele acha, no entanto, inconveniente a construção e exploração da Linha Vermelha por empresas estrangeiras, mas admitiu a hipótese da participação do capital estrangeiro na iniciativa em termos minoritários, em associação com empresas brasileiras (FSP) (JC).