GOVERNO REDUZIRÁ ÍNDICE DE NACIONALIZAÇÃO DE PRODUTOS

Os índices de nacionalização exigidos pelo governo dos produtos eletroeletrônicos fabricados em Manaus (AM) serão reduzidos para impedir a implosão da Zona Franca após a liberação das importações de bens de consumo em todo o país com a nova política industrial em vigor. A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, assinou portaria ontem criando um grupo de trabalho com a incumbência de propor a revisão e fixar novos índices de nacionalização. Atualmente, o índice de nacionalização médio dos produtos "made in Manaus" atinge 75%. Os televisores preto e branco chegam a 98% e os em cores têm índice de 93% (GM).