Os trabalhadores do estaleiro ISHIBRÁS no Rio de Janeiro, em greve há nove dias, pediram ontem a intervenção do Consulado do Japão para que a empresa, de capital japonês, abra negociações. Por iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos, cerca de 800 dos quatro mil operários do estaleiro fizeram um ato em frente ao consulado, no bairro do Flamengo. O consulado argumentou que as leis diplomáticas internacionais impedem qualquer interferência, mesmo que informal. Os trabalhadores querem 166% de reajuste salarial ou um abono de Cr$15 mil (GM).