A Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, será a primeira rodovia federal a ser privatizada, anunciou o novo secretário nacional de Transportes, José Henrique Amorim Figueiredo, que toma posse hoje no Ministério da Infra-estrutura. Com tráfego diário de 60 mil veículos, a Via Dutra será administrada durante 30 anos pela empresa vencedora de concorrência pública, que poderá cobrar pedágio e usar terrenos da União às margens da rodovia para exploração de postos, restaurantes e hotéis. O governo privatizará 40% dos 115 mil quilômetros de rodovias federais (JB).