A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, afirmou ontem que os aposentados e pensionistas não terão direito ao abono salarial de Cr$3 mil. Segundo ela, a extensão do abono custaria Cr$40 bilhões ao Orçamento da Seguridade Social, que não dispõe de todo esse dinheiro extra. De acordo com a ministra, seria preciso transferir recursos do Orçamento Fiscal, o que afetaria o superávit das contas públicas, aumentando a inflação. Zélia Cardoso de Mello defendeu também o fim do monopólio estatal do petróleo e a privatização de todas as companhias do governo. "As estatais têm custos muito altos, os funcionários da PETROBRÁS são privilegiados e não tem sentido aumentar os preços e tarifas do setor público só para salvar as empresas do déficit", disse (O ESP).