O governo brasileiro condenou ontem a invasão do Kwait pelo Iraque em nota distribuída pelo Itamaraty. "Fiel às normas do direito internacional e da Carta das Nações Unidas, o Brasil condena o uso da força nas controvérsias internacionais e faz veemente apelo para que seja encontrada solução pacífica e imediata para a crise, com base no respeito aos princípios de auto determinação e não-intervenção", diz o documento. O intercâmbio comercial entre Brasil e Iraque atingiu no ano passado US$1,8 bilhão, sendo US$1,46 bilhão de exportações iraquianas para o Brasil. Com o Kwait o intercâmbio comercial alcançou US$294 milhões em 1989, dos quais US$242 milhões de exportações para o Brasil (GM).