PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS É ADIADA

Ao contrário do que havia anunciado na última semana, o governo não enviará nesta um projeto de lei ao Congresso Nacional propondo a participação dos empregados nos lucros das empresas. A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, informou ontem "pretender ampliar as consultas a empresários e trabalhadores". Assessores do Ministério da Economia chegaram à conclusão de que "a lei de distribuição dos lucros exigirá mudanças complexas nos balanços das empresas, pois querem encontrar uma fórmula para evitar que elas sejam obrigadas a dividir lucros fictícios, fruto apenas de artifícios contábeis". A idéia dos técnicos do ministério é entregar à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) "a feitura de novas regras para o fechamento de balanços, de forma a impedir as manipulações de números" (JC).