O macaco pode transmitir malária aos seres humanos, porque é hospedeiro de um parasito causador da doença. A pesquisa da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz)-- realizada na Amazônia e confirmada em testes de engenharia genética-- amplia a dificuldade de controlar a malária, pois o mosquito anofelino, seu transmissor, pode infectar o homem após picar os macacos nas florestas. Em Bauru (SP), foram confirmados três novos casos de malária em usuários de drogas injetáveis, elevando para 12 o número de pessoas contaminadas pelo uso coletivo de seringas. Os ministros da Saúde, Alceni Guerra, Exército, Carlos Tinoco, Marinha, Mário Cesar Flores, e Aeronáutica, Sócrates Monteiro, reuniram-se ontem para traçar uma estratégia de combate a doenças endêmicas, como a malária e a dengue. As Forças Armadas ajudarão o Ministério da Saúde colocando à disposição transportes (aviões, barcos e veículos automotores) e efetivos humanos (JB).