A criação do Fundo Municipal de Saúde-- aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcello Alencar (PDT)-- vai representar, na prática, o início efetivo do SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade. O secretário municipal de Saúde, Pedro Valente, explicou que com a criação do Fundo, o município vai receber diretamente as verbas federais, sem a intermediação do governo estadual. Segundo ele, a etapa seguinte do SUS no município deverá ser "a definição do que é federal, estadual e municipal" (JB).