O presidente Fernando Collor afirmou ontem, no Rio de Janeiro, em palestra na ESG (Escola Superior de Guerra), que seu governo dará "precedência" ao crescimento econômico e ao saneamento da economia sobre o pagamento da dívida externa. Collor disse que o tratamento que seu governo vem dando à questão da dívida externa é a "prova mais clara" de que não está disposto a "trilhar caminhos não traçados" previamente. Reconheceu que "em certo sentido" estão corretas as críticas de que seu governo "até hoje não tratou da questão da dívida externa". E explicou: "Os contatos mantidos até agora tiveram caráter exploratório, preliminar. Pela primeira vez, concretamente, o Brasil cuidou de implementar uma receita própria de saneamento econômico antes de sentar-se à mesa com os credores", disse. Segundo Collor, não há, nessa atitude do governo em relação à dívida externa, qualquer Inclinação para a confrontação", mas uma abertura ao diálogo e à negociação de "fórmulas mutuamente aceitáveis" na solução do problema (FSP).