GOVERNO ANUNCIARÁ PACOTE AGRÍCOLA

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, e o ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, anunciam na próxima semana um "pacote agrícola". Um dos principais pontos do projeto é a proteção da região Amazônica. Para isso, o governo irá delimitar áreas de plantio com financiamento governamental. A região Amazônica ficará fora de qualquer incentivo para comercialização e compra de safras pelo governo. Nesse caso, de acordo com o projeto do governo, a produção agrícola ficaria praticamente inviabilizada em toda a Amazônia, exceto para atender ao mercado local ou muito próximo. Outra medida cogitada é a regionalização dos preços mínimos, sempre baseada na produtividade de cada região. O governo quer eliminar o sistema atual de equiparação dos preços mínimos em todo o país, "já que ele acaba por premiar os agricultores ineficientes" (GM).