METALÚRGICOS MANTÉM A GREVE NA CSN

Os trabalhadores da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) decidiram ontem, em assembléia, manter a greve iniciada no último dia 11. O vice- presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda (RJ), Marcelo Felício, disse que os trabalhadores decidiram pela continuidade da greve porque até o momento a CSN não fez nenhuma nova proposta oficial ao sindicato relativa ao pagamento dos salários atrasados devidos. Ele disse que a proposta de pagamento escalonado dos atrasados-- em seis meses para os que ganham até Cr$19,5 mil e em 12 meses para salários entre Cr$19,5 mil e Cr$38,7 mil, em vez de ao longo de 50 meses-- só foi apresentada a um grupo de deputados e em caráter informal a alguns diretores do sindicato. Os sindicatos de Volta Redonda, liderados pelos metalúrgicos da CSN, conseguiram ontem paralisar totalmente o comércio e os serviços da cidade, que tem 300 mil habitantes, em uma manifestação pacífica que reuniu cerca de oito mil pessoas. O protesto teve como objetivo, segundo o comando de greve, fazer com que a cidade demonstrasse sua preocupação com a crise da CSN e a defasagem salarial de seus 22 mil funcionários, que tem participação vital na economia do município (FSP).