GOVERNO ESPERA TER ATÉ US$4 BILHÕES COM PRIVATIZAÇÃO

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Eduardo Modiano, manteve ontem a previsão de arrecadação com a privatiza>ão até o final do ano, que deverá ficar entre US$3 bilhões e US$4 bilhões com a venda de estatais. A comissão diretora já escolheu três setores para iniciar a privatização no governo Collor: siderúrgico, petroquímico e de fertilizantes. O setor prioritário será o siderúrgico, que deve inaugurar o processo através da venda da USIMINAS ou Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). O governo já decidiu que, em relação às empresas do setor petroquímico e de fertlizantes, vai adotar um sistema que permita interferir nas decisões internas das empresas para evitar aumentos abusivos de preços e formação de oligopólios. A venda da USIMINAS depende da solução de uma pendência com os sócios japoneses da Nippon, que tiveram sua participação inicial no capital reduzida de 40% para os 4,7% atuais. Eles querem elevar a participação para o mínimo de 15% (FSP).