O governo deve obrigar as escolas particulares a reajustarem suas mensalidades uma única vez no segundo semestre deste ano. Pretende, em contrapartida, dar liberdade aos estabelecimentos privados de ensino para fixarem seus preços a partir de janeiro de 1991. Essas medidas estão previstas em duas minutas de medida provisória que a ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, recebe esta semana de sua assessoria. Nas duas versões que serão encaminhadas à ministra, os pais de alunos passam a ser os responsáveis pela fiscalização das escolas. Hoje, a fiscalização é feita pela SUNAB (Superintendência Nacional de Abastecimento) (FSP).