SAQUES DO FGTS AUMENTARAM

Os saques do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), motivados pelas demissões de trabalhadores, saltaram de cerca de 20% do volume de contribuições arrecadadas pelo fundo no início do ano para mais de 50% a partir do mês de maio. Segundo dados da CEF (Caixa Econômica Federal), os saques no FGTS no mês de janeiro deste ano alcançaram Cr$2,18 bilhões para uma arrecadação bruta de Cr$10,51 bilhões, o que resultou numa arrecadação líquida de Cr$8,05 bilhões. Nos meses de maio e junho, entretanto, para uma arrecadação bruta da ordem de Cr$32 bilhões, os saques no FGTS chegaram a Cr$16 bilhões. Isso significa que metade da arrecadação líquida do fundo está indo hoje para o pagamento das rescisões dos contratos de trabalho. As maiores retiradas no FGTS em função de demissões de trabalhadores estão ocorrendo nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O Estado de São Paulo é responsável por cerca de 55% dos recursos arrecadados pelo fundo e por mais de 50% dos saques do FGTS. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro, que responde por cerca de 10% dos recursos do FGTS e onde ocorrem 13% do volume total de saques (JB).