O processo decisório e econômico de implementação da reforma agrária no país será descentralizado da esfera do governo federal, passando a envolver também estados e municípios. A estratégia começou a ser debatida pelo ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, e o secretário nacional de Reforma Agrária, Fernando Vieira, com secretários da Agricultura de oitos estados, que se reuniram ontem em Brasília. Os secretários entregaram ao ministro documento final do V Encontro Nacional dos Secretários de Agricultura e Reforma Agrária, realizado em junho. O documento propõe uma estratégia de reforma e enfatiza sua necessidade, ao observar que uma família camponesa que emigra para a cidade, custa, em serviços públicos, US$3 mil, o suficiente apra criar um emprego permanente no campo. De acordo com o balanço dos secretários, são necessários Cr$4,9 bilhões para consolidar o assentamento de 64 mil famílias, das quais 27,7 mil são da Bahia, 10 mil do Rio de Janeiro e 4,76 mil do Paraná (GM).