CRESCE O DESEMPREGO NA GRANDE SÃO PAULO

O número de desempregados na Grande São Paulo chegou a 1.002.000 em junho, segundo pesquisa mensal divulgada ontem pelo SEADE/DIEESE (Sistema Estadual de Análise de Dados/Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos). A taxa de desemprego passou de 11,6%, em maio, para 12,1% da população economicamente ativa da região, a maior desde agosto de 1985 e já próxima do pico observado em 1982, 17%, quando o país atravessava sua mais profunda queda na atividade econômica. No primeiro semestre houve o crescimento de 84,5% no desemprego em comparação com dezembro de 1989, ou mais 459 mil pessoas dispensadas. Além do aumento no desemprego, a pesquisa mostra uma deterioração recorde no nível dos salários na região. Em termos absolutos, o rendimento médio do conjunto dos assalariados foi de Cr$21.891,00 em maio (a pesquisa tem defasagem de um mês para os dados salariais). É o menor nível capitado pelo SEADE/DIEESE desde 1985 (FSP).