O ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, errou de local ao denunciar a desapropriação fraudulenta de 735 hectares de terras no Maranhão. Em vez de ir à Gleba Cumbique, onde 349 famílias vivem em função de um projeto agrícola do governo do Maranhão, Cabrera visitou, no último dia 17, a Praia de Primirim, a três quilômetros das terras em questão. A informação é do presidente da Associação de Moradores de Cumbique, José Ribamar Ferreira, que nega também que a gleba seja formada por manguezais e imprópria para a agricultura. Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, a área não pertence à Marinha, como denunciou o ministro. Revoltados com as declarações de Cabrera, os moradores de Cumbique decidiram lutar pela permanência no local e exigir do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a demarcação das terras e sua divisão em lotes. "Não estamos interessados em saber se o INCRA pagou alto pela desapropriação"-- de acordo com o ministro, US$2,8 milhões foram gastos, em valores atuais. "Queremos é ficar aqui", disse o morador Raimundo Oliveira, há 30 anos no local (JB).