O presidente da EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica), Ozílio Silva, informou ontem, em São Paulo, que a empresa assina, nos próximos 10 dias, contrato de US$250 milhões para fornecimento de aviões Brasília, de 30 lugares", com a empresa norte-americana Northwest. O contrato prevê a entrega de 35 unidades nos próximos 30 meses e condiciona o fornecimento de mais 35 aviões à confirmação do cliente. Além dessa venda, a EMBRAER vai produzir outros quatro aviões Brasília, encomendados pela empresa francesa TAT. Segundo Ozílio Silva, todas essas operações serão possíveis com reforço de capital na EMBRAER de US$150 milhões, ainda em agosto, através de conversão de dívida em ações da empresa e do lançamento de títulos no mercado. A EMBRAER deverá demitir até agosto 500 funcionários. Até agora, a empresa, que mantinha um quadro de 12,7 mil empregados, já dispensou 200. Até dezembro, no entanto, Ozílio Silva acredita que poderá recontratar 200 pessoas, terminando o ano, portanto, com 300 funcionários a menos (JB) (GM).