PROJETO PARA APURAR DENÚNCIAS SOBRE CONTAMINAÇÃO DE MERCÚRIO

O governo federal, numa ação coordenada entre o Ministério da Saúde, Secretaria do Meio Ambiente, IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), vai desenvolver de agosto a dezembro o mais detalhado projeto ambiental para apurar as denúncias de que milhares de pessoas já podem estar contaminadas pelo mercúrio produzido por um milhão de garimpeiros que atuam em todos os estados da Amazônia Legal. Avaliações feitas pelo DNPM mostram que rios amazônicos como o Tapajós, no Pará, e Madeira, em Rondônia, entre outros, já receberam nas últimas três décadas cerca de 1.800 toneladas de mercúrio. A área de maior preocupação é a do Tapajós, onde foram despejadas 1.200 toneladas de mercúrio, metal pesado usado na apuração do ouro (JB).