O ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, denunciou ontem, em Brasília, a existência de acordos entre proprietários rurais e ocupantes de terras que repartiram indenizações pagas pelo governo Sarney em consequência de desapropriações. Cabrera prometeu também desmascarar o PT (Partido dos Trabalhadores) e a CUT (Central Única dos Trabalhadores), divulgando esta semana os nomes de pessoas relacionadas em listas de sem-terra, que possuem casa própria e até fazenda. "Vamos desmistificar esse drama montado em torno dos sem-terra", afirmou. Uma das fórmulas que o ministro pretende adotar é o sistema de identificação datiloscópica no cadastramento dos beneficiários de projetos de assentamento rural. Com essa providência ele espera impedir que pessoas ou grupos sejam beneficiados, mais de uma vez, recebendo lotes de terra em pontos diferentes do país, depois de participarem de ocupações. Embora uma das metas do governo Collor seja assentar 500 mil famílias, o ministro Antônio Cabrera, há 120 dias no posto, ainda não conseguiu desapropriar um único hectare de terra para fins de reforma agrária e não promoveu sequer um assentamento (JB).