Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) junto a 300 pessoas no Rio de Janeiro, 60% dos cariocas gostaria de ver o Exército nas ruas ajudando a combater a onda de violência. Em segundo lugar, com 57% de preferência, ficou a Polícia Federal-- a soma ultrapassa os 100% porque cada entrevistado teve direito a duas respostas. A Polícia Civil teve 34% da preferência, cabendo 29% à Polícia Militar. Quarenta e quatro por cento dos entrevistados apontaram a impunidade como a principal causa dos sequestros no Rio. Duas outras causas foram apontadas por 42% das pessoas ouvidas: problemas sociais e o combate ao tráfico de drogas, que estaria levando as quadrilhas a mudarem de atividade criminosa (O Globo).