O embaixador extraordinário para assuntos da dívida externa do Brasil, Jório Dauster, disse ontem que o país vai ter que pagar este ano mais de US$4 bilhões em amortizações e juros da dívida externa. Esses pagamentos são para agências internacionais-- como o FMI, o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento--, para órgãos governamentais estrangeiros e para resgate de bônus emitidos pelo Tesouro. Segundo Dauster, parte desses débitos já foi paga. Se cumprisse todos os seus compromissos com a dívida externa este ano, sem contar os atrasados, o Brasil teria que fazer um desembolso líquido de US$15 bilhões, sendo US$8,4 bilhões para os bancos credores privados (FSP).