No dia 30 deste mês será iniciada uma campanha visando convecer os brasileiros de origem africana a declararem sua cor no censo demográfico de 1990 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com o slogan "Não deixe sua cor passar em branco-- Responda com bom (c)senso", a campanha, com apoio financeiro da Fundação Ford e a participação de nove organizações não-governamentais, além de apoio irrestrito do movimento negro, partiu da constatação de que há uma tendência generalizada de negros e mulatos dissimularem sua origem étnica africana. Para divulgar a campanha, 30 mil cartazes estão sendo distribuídos em pontos estratégicos do país. A escolha do cartaz como meio de comunicação baseou-se em pesquisas realizadas no Rio de Janeiro pelo IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), no VII Encontro Nacional de Comunidades Eclesiais de Base, em 1989, e no III Congresso Estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores), em maio deste ano. Os cartazes foram apontados como o primeiro e o terceiro meio de comunicação mais utilizados por esses grupos. A mídia eletrônica também terá papel fundamental na divulgação da campanha, e no momento estão sendo negociadas inserções em cadeias de TV e rádio (JB).