PESQUISADORES QUEREM FUNDAÇÃO PARA CIÊNCIA LATINO-AMERICANA

Uma fundação integrada por entidades não-governamentais dos países latino-americanos, que se reúna para propor soluções para retirá-los da crise e recolocá-los, em termos científicos e tecnológicos, na trilha dos países desenvolvidos. Esta foi a principal proposta apresentada ontem durante os debates da 42a. Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Porto Alegre (RS), pelo ex-presidente do CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisas), Clodowaldo Pavan. Segundo ele, "se não fizermos a integração, não temos saída". "Estamos chegando com pelo menos 10 anos de atraso". Um dos alvos imediatos e prioritários da fundação na sua opinião é definir estratégias para evitar que alguns dos mais importantes grupos de pesquisa desses países-- vários com mais de 20 anos de trabalho-- sejam desintegrados pela falta de investimentos (O Globo).