PROGRAMA NUCLEAR JÁ GASTOU US$8,38 BILHÕES

O país já gastou com o Programa Nuclear Brasileiro US$8,38 bilhões, dos quais 35,8%-- US$3 bilhões-- apenas com custos financeiros. O aumento de custos financeiros, que não deram retorno produtivo, foi consequência da falta de orçamentos com programas definidos de construção e de cronogramas confiáveis de desembolso. Essa é uma das conclusões do grupo de trabalho encarregado de estudar a situação das atividades nucleares no Brasil. O documento feito pelo grupo mostra que o Programa Nuclear Brasileiro vai gastar ainda US$7,01 bilhões para concluir as obras em andamento. Outra conclusão do grupo é de que o desenvolvimento nuclear do país dependerá da colaboração entre os poderes Executivo e Legislativo e do apoio esclarecido da opinião pública. Na avaliação das usinas, o grupo considerou adequada a atitude de FURNAS de responsabilizar o fabricante dos geradores de vapor de Angra 1, que terão de ser substituídos até o final da década. Em relação à usina de Angra 2 considerada "empreendimento prioritário", o estudo mostra que até abril deste ano foram gastos US$1,61 bilhão, sendo de US$1,59 bilhão o investimento necessário à conclusão da obra (O ESP).