EXPORTADORES DE CAFÉ PLEITEIAM O FIM DA OIC

A Federação Brasileira dos Exportadores de Café (FEBEC) decidiu ontem, no Rio de Janeiro, reivindicar ao governo brasileiro que pleiteie o fechamento da Organização Internacional do Café (OIC), órgão sediado em Londres (Inglaterra), encarregado de colocar em prática um sistema de cotas e preços de exportação que está suspenso desde julho do ano passado. A entidade espera que essa posição seja encaminhada já na reunião da junta executiva da OIC, dia 23. Na avaliação da FEBEC, a manutenção de cotas e preços fixados pelos países produtores e importadores, dentro da OIC, não é compatível com o sistema de livre mercado defendido pelo governo brasileiro (JB).